Espaço de apoio à promoção da leitura e da escrita criativa nas Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ribeiradio comemorou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Com o intuito de comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a EB1 de Ribeiradio e o Jardim de Infância de Ribeiradio planearam uma atividade para este dia que incluíram no respetivo Plano Anual de Atividades. Esta teve como principal objetivo envolver a família, para além de, mais uma vez, motivar as crianças para a leitura e escrita.
Como tal, optou-se pela história tradicional «Corre, corre, Cabacinha», de António Torrado.
Na tarde do dia 23 de abril, os alunos da EB1 de Ribeiradio dirigiram-se ao Jardim de Infância da mesma localidade para assistir à referida representação. A história foi dramatizada pelas docentes e narrada pelo irmão de um dos alunos da escola. Houve ainda o envolvimento das assistentes operacionais que participaram, atuando como figurantes no cenário.


No final da peça, estabeleceu-se um diálogo entre as docentes e os educandos no sentido de apelar para a importância dos livros e da leitura. Devido à elevada motivação manifestada pelas crianças, e aceitando a sugestão da maioria, foram os próprios alunos que experimentaram dramatizar a peça.

No dia 24 de Maio, dando continuidade ao trabalho do dia anterior, as crianças do Jardim de Infância procederam à ilustração da história. Os alunos da Escola fizeram um reconto por escrito da mesma. Dos trabalhos realizados deixamos aqui alguns exemplares que gostaríamos que lessem.


Sem comentários:

Enviar um comentário