Espaço de apoio à promoção da leitura e da escrita criativa nas Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Exploração da obra "A árvore", de Sophia de Mello Breyner Andresen

Como forma de cultivar o gosto pela leitura e pela pesquisa, a escola EB1 de Ribeiradio selecionou a obra «A Árvore» de Sophia de Mello Breyner Andresen. Desta forma, os alunos tiveram a possibilidade de aprofundar os conhecimentos sobre a escritora enquanto se explorava esta obra, que reconta um conto tradicional japonês.
Em ‘A Árvore’, conta-se a história de uma frondosa árvore plantada numa ilha japonesa. Quando a árvore se tornou grande demais para a ilha, cortaram-na e fizeram dela uma barca. No lugar da árvore, foram plantadas cerejeiras que mais tarde deram origem à grande festa daquela ilha.
O trabalho proposto aos alunos, consistiu em que estes escrevessem um final diferente para a história do conto ‘A Árvore’. Numa folha A4, entregue pelas professoras, os alunos continuaram a história de forma a dar-lhe um outro final.
Várias foram as soluções que surgiram nas cabeças dos nossos alunos, sempre com ideias surpreendentes: algumas rocambolescas, outras originais, umas encantadoras, outras muito espirituais, …, enfim, ficam só alguns textos, por anos de escolaridade, que servem de exemplo do trabalho realizado.


Sem comentários:

Enviar um comentário