Espaço de apoio à promoção da leitura e da escrita criativa nas Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Sessão de leitura em Pereiras

Visita dos professores bibliotecários à biblioteca escolar da escola EB1 de Pereiras, no passado mês de novembro, para uma sessão de dinamização da leitura.



quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sessão com as bonecas Li Li & Ri Ri

Os alunos da Escola Básica de Oliveira de Frades tiveram a oportunidade de assistir, na Biblioteca, a uma sessão com as autoras do livro "Uma mão cheia de histórias". Lúcia Morgado e Rita Almeida personificaram as bonecas Lili e Riri, mantendo um diálogo divertido e de grande interação com a audiência.


No final, os alunos agradeceram a presença das autoras oferecendo uma recolha de desenhos e de ilustrações que desenvolveram a partir da leitura da sua obra.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Li Li & Ri Ri, leem para ti.

Sessão de promoção da leitura, através da apresentação do livro Uma mão-cheia de histórias.
Queres descobrir connosco o gosto pela leitura? Siiiimm? Então, mergulha nas páginas deste livro e deixa-te voar nas asas da imaginação!


Quem criou este livro?
Somos três professores, amigos e companheiros de aventuras!
Gostamos de exercer a nossa profissão com carinho e profissionalismo.
Os nossos alunos gostam muito dos nossos sorrisos! Sorrir é a nossa forma de estar na vida e de mostrar disponibilidade para dar uma parte de nós aos outros!
Também gostamos muito de ler, de contar e de inventar histórias. A nossa imaginação está sempre a voar!
A publicação deste pequeno livro é o reflexo de mais um sonho realizado com tanto empenho e entusiasmo.
Vamos continuar a sonhar, a voar mais alto e, sobretudo, a SORRIR!!!


Se quiseres saber mais consulta o blogue “ O cantinho das histórias da LI Li & da Ri Ri” em:
                                     http://ocantinhodashistoriaslilieriri.blogspot.pt/


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Halloween


16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação






Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

No mês em que se celebram as Bibliotecas Escolares, a biblioteca da Escola Básica de Oliveira de Frades abriu as suas portas à comunidade escolar, com mais recursos humanos e de espaço e com um novo horário de funcionamento: da 9:30h às 11:30h, no período da manhã, e das 13:00h às 17:30h, à tarde.







sexta-feira, 14 de junho de 2013

"O Mago e a Folha"


No dia 11 de junho de 2013, a encarregada de educação Rita Azevedo esteve na biblioteca da nossa escola para contar, dramatizando, o conto: “O Mago e a folha.”
Esta atividade faz parte do P.A.A. da turma do 3º B, que convidou a turma do 3º A a assistir ao conto. Esta foi mais uma atividade de articulação entre as turmas do 3º A e 3º B.
Os alunos gostaram imenso da dramatização, da forma como a “contadora da história” vinha vestida, da sua expressão corporal e vocal e dos objetos que ia mostrando à medida que a leitura do conto se ia desenrolando.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

A magia da cor com arte

O projeto “A magia da cor com arte” insere-se no âmbito da diversificação da oferta educativa ao nível lúdico e artístico, desenvolvido pelos jardins de infância do departamento da educação pré-escolar. O desenvolvimento do projeto envolveu, de forma integrada, intencional e articulada, as respetivas comunidades educativas (crianças, educadoras, auxiliares, pais/encarregados de educação), biblioteca escolar, turma do 10º ano TTAR, tendo havido também parceria com o Museu e Câmara Municipal de Oliveira de Frades.
Na produção das “pequenas/grandes obras de arte” estiveram os olhares curiosos, os ouvidos atentos, os cheiros apurados, os paladares selecionados e as mãos exploradoras das crianças que, depois de sentirem a sua terra, pintaram com muita magia e cor as telas brancas… branquinhas, que por sinal a rainha… o rei…a menina… o menino… das cores lhes tinha enviado.

A todos o nosso muito obrigado.





                       
                                    

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dia Mundial da Criança - por que motivo surgiu?

"SOBE" na Biblioteca Escolar de Vila Chã


No dia 15 de maio, foram dinamizadas atividades no âmbito do projeto SOBE, na Biblioteca Escolar de Vila Chã, designadamente, a apresentação de vídeos didáticos no âmbito da saúde oral, o visionamento do filme “O Dr. Dentolas” e a leitura da história “Kiko, o dentinho de leite”, de Manuela Mota Ribeiro.

Os alunos estão de parabéns pelo interesse demonstrado e pela forma atenta como  acompanharam o decorrer das diferentes atividades. Para além disso, colocaram dúvidas e falaram sobre as suas experiências pessoais.

Um agradecimento especial aos meninos e meninas do Jardim de Infância de Vila Chã pelos maravilhosos trabalhos enviados!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

"O Dentuças aconselha" - Projeto SOBE

 No âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), a Biblioteca Escolar (1º ciclo de Oliveira de Frades) dinamizou o concurso "O dentuças aconselha". Os participantes deveriam ilustrar o Dentuças e criar um slogan que alertasse para a necessidade de uma boa higiene oral. Parabéns aos vencedores!

          

quinta-feira, 25 de abril de 2013

"A pesca", de Beatrice Rodriguez, JI de P. de Lafões

Textos e ilustrações elaborados a partir da observação do livro sem palavras, "A pesca", de Beatrice Rodriguez. 


            

quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Uma aventura em Ribeiradio" - Texto coletivo

Texto coletivo elaborado pelos alunos de Ribeiradio e Souto Maior (JI e 1º Ciclo),no âmbito da Comemoração do Livro e dos Direitos de Autor, assinalada a 23 de abril de 2013.

domingo, 21 de abril de 2013

Quinzena da Saúde - Biblioteca da EB 1º ciclo de Oliveira de Frades

De 8 a 19 de abril decorreu a Quinzena da Saúde e, na Escola EBI (Escola do Olheirão), os alunos realizaram diferentes atividades relacionadas com este tema: fizeram e pintaram desenhos, sopas de letras, palavras cruzadas e elaboraram slogans. Para além disso, assistiram a três ações de formação sobre a higiene oral, a importância do exercício físico e a nutrição realizadas, respetivamente, pela Dra. Mara Pinto, médica dentista, Dra. Sandra Ferreira, professora de Educação Física, e Dra. Maria João Farreca, formadora. Na primeira sessão, os alunos começaram por ouvir a história de "KiKo, o dentinho de leite", que serviu de mote para a importância da higiene oral, como deve ser feita, com que frequência, como evitar as cáries, entre outros aspetos. Na segunda sessão, os alunos foram elucidados sobre os benefícios do exercício físico orientado, a diferença entre atividade física e exercício físico e por que nos devemos manter saudáveis e ágeis. A última sessão começou com a leitura da história "Serafim está sempre constipado". Depois, através de um diálogo vivo e emotivo, os alunos recordaram aspetos importantes relacionados com a alimentação. 

Não te esqueças, então, de fazeres uma alimentação variada e colorida, e de te mexeres para que o teu corpo seja forte e feliz!
                                                      Quinzena da Saúde - slideshows

                         



   
                          

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Semana da Leitura em Pereiras!

A semana da leitura na escola de Pereiras decorreu de forma muito animada! Foram muitas e variadas as atividades desenvolvidas. Os encarregados de educação vieram à escola contar histórias. Promoveu-se um concurso de textos. O jardim de infância dramatizou uma história. Houve uma tarde de cinema. Fizeram-se marcadores para livros! Enfim... foi uma semana bem divertida!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares)


SOBE

"O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção-Geral de Saúde celebraram um protocolo, em Julho de 2011, que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e da saúde, centradas no projeto SOBE que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares.
O projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) propõe um desafio: subir - subir na qualidade da divulgação da saúde oral; subir no número de parcerias com as escolas e outras instituições; subir no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças.
A marca de água do projeto SOBE é fazer com que a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares se torne inevitável.
Criámos um conjunto de materiais, o Kit SOBE, pensado para trabalhar a temática da Saúde Oral de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis e que irá ser distribuído a todas as Bibliotecas Escolares, de modo a que se constitua como ilustração para o ulterior desenvolvimento de iniciativas autónomas, no seu universo de influência."

O Kit SOBE já chegou à nossa Biblioteca! Brevemente teremos novidades!


sábado, 23 de março de 2013

Semana da Leitura - Biblioteca da EB 1º ciclo - O. de Frades


Na semana de 11 a 15 de março, a Biblioteca da Escola do 1º ciclo de Oliveira de Frades levou a cabo mais uma importante tarefa: a participação na Semana da Leitura! Vendo em retrospetiva, a semana transformou-se numa Festa da Leitura e dos Livros! No dia 11, todas as turmas da escola visitaram a Feira do Livro e todos tiveram a oportunidade de folhear a variedade que lhes era proposta. E os livros conquistaram os meninos...  e os meninos trouxeram os pais à Feira do Livro. É gratificante saber que, aproveitando esta oportunidade, muitas crianças puderam adquirir mais um livro, mais um “tapete mágico”, um “barco de piratas”, que os levará a viajar. E nesta maré de leitura, os livros também foram às restantes escolas do 1º ciclo do Agrupamento, aconchegados nos baús que os transportaram.
Ao longo de toda a semana,  pais e avós remaram para a Biblioteca, e através das suas leituras, mais viagens foram feitas. Os nossos meninos conheceram as agruras vividas pelos cacilheiros do Tejo, ganharam asas, perceberam o castigo aplicado à doce Água, foram a Moçambique com a formiga Juju, viajaram pelo fundo do mar, saborearam a Lua, tornaram-se marinheiros com a Nau Catrineta e alguns foram mesmo à praia!
Os mais pequeninos também quiseram embarcar nesta aventura, e pelas mãos das respetivas educadoras e auxiliares, os meninos do JI da Sobreira e do Olheirão vieram à Feira do Livro.
Um agradecimento sincero da equipa da Biblioteca a todos os encarregados de educação, a todas as professoras, às assistentes operacionais, à autarquia e a todas as crianças que tornaram esta semana tão especial! Contamos convosco para continuarmos juntos esta viagem.



sábado, 16 de março de 2013

Semana da Leitura - JI de Pinheiro de Lafões

No JI de Pinheiro de Lafões a maré também subiu e o mar inundou a semana! 
Parabéns a todos os intervenientes.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Semana da Leitura - 2013


Semana da Leitura - Biblioteca da EB1 e JI de Pereiras


Atividades:
  • “Um mar de histórias” - (diariamente, com a colaboração dos Encarregados de Educação)
  •  Concurso: “Contra ventos e marés”  - (concurso de escrita sobre a temática “O mar”)
  • Teatro: “Navegar nas nossas histórias”  - (atividade dinamizada pelo Jardim de Infância)
  • Cinema: “À procura do Nemo”  - (visionamento do filme de animação da Pixar)


… e muitas mais surpresas!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lengalenga



 Estas são as propostas dos adultos.. Os alunos Beatriz Carvalho, Cátia Anacleto, Daniel Silva, Fátima Dias e Rosalina Valério, da EB 1 de Vila Chã, apresentam as suas. Parabéns!

 

 Nota: A publicação requer o Adobe Flash Player. Clicar em cada imagem para a ampliar.

"O menino que não gostava de ler"

O livro visto pelos olhos de alguns meninos de Vila Chã.

" O menino que não gostava de ler" de Susanna Tamaro


(...) Pela consistência e pelo peso, apercebera-se imediatamente de que não era de esperar nada de bom do embrulho que a mãe lhe fizera escorregar para as mãos. Desembrulhara-o lentamente, com circunspeção, como se lá dentro estivesse uma bomba prestes a explodir. Quando, em vez das sapatilhas, lhe apareceram dois livros de capa luzidia, não aguentou mais e desatou a chorar, tal a raiva que sentia. No rosto dos pais estampara-se uma grande desilusão.
  Meu anjo ― dizia a mãe ―, não é preciso chorares agora, choras depois de os teres lido.
  -Olha! já viste que lindas ilustrações coloridas? dizia o pai, prazenteiro.
Leopoldo tinha-os atirado ao chão com raiva e, batendo com a porta, tinha-se ido refugiar no quarto.
Desde que nascera que, pelo seu aniversário, não tinha recebido senão livros. Primeiro, livros fofos de pano, depois, livros com grandes desenhos e poucas palavras, depois, ainda livros, mas com muitas palavras e poucos desenhos. Da sua cama, ao erguer o olhar, não conseguia ver senão estantes e estantes cheias de livros e, de todos esses livros, não havia sequer um que ele tivesse desejado.
Pouco depois, naquela mesma tarde, quando a mãe com voz persuasiva, por detrás da porta, o fora convidar para apagar as velas do bolo, ele gritara:
Apaguem-nas vocês! ― e depois, para não ouvir mais nada, enfiara a cabeça debaixo do travesseiro.
Estava triste e furioso. Parecia-lhe impossível que os seus pais, após oito anos de convivência, não conseguissem perceber que os livros não lhe interessavam para nada! Que os pais gostassem, tudo bem, mas não era por isso que ele haveria de gostar.
Bastava-lhe olhar para aquela superfície branca cheia de gatafunhos pretos, para que a cabeça lhe começasse a andar à roda como se fosse um carrossel.
No ano anterior, a mãe, preocupada com os seus péssimos resultados escolares, tinha-o inclusivamente levado a um psicólogo. O psicólogo tinha-lhe feito imensas perguntas, tinha-o feito brincar com uns cubinhos de plástico e depois, no fim, tinha dito:
Papirofobia, mais um caso de papirofobia.
(...)
  Excerto de "O menino que não gostava de ler ", de Susanna Tamaro

Ainda a propósito da leitura de "O mistério da minha vizinha"



Nota: Para visualizar corretamente o conteúdo seguinte, deverá ter instalado o Adobe Flash Player no seu computador. Clique em cada imagem para a ver com mais pormenor.


quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Lobo e o Cordeiro

O Lobo e o Cordeiro

Certo dia, junto ao rio,
Andava um lobo a montante,
Quando deu c’o olhar bravio
Sobre um cordeiro a jusante,
Sobre as águas debruçado.
E com o maior desplante,
Quis sentir justificado
O ataque que forjou
Para se ver saciado.
Pelo anho então chamou,
Abonando à violência:
“Irado deveras estou
Com a tua impertinência!
Suja, aqui, a água aflora
Pela tua negligência!”
Ao que o cordeiro, em má hora,
Inda inocente contesta:
“Está a minha culpa fora,
Como este lugar atesta:
Vem daí a correnteza.
Logo, quem a água empesta
Estará com toda a certeza
Para os lados da nascente.”
“Qual é a tua defesa,
Já que disso estou ciente,
Das calúnias que apregoas
Há um ano, a toda gente,
Sobre mim e outras pessoas?”
“Tal coisa não fiz, senhor.
Minhas escusas são boas:
Podeis ficar sabedor
Que só nasci há seis meses.”
“Se delas não foste autor,
Foi qualquer outra das reses
Do rebanho onde hás nascido.”
Sem argumentar mais vezes,
Estando na razão vencido,
Abocanhou o cordeiro,
Que se viu, assim, perdido.
É triste, mas verdadeiro
Concluirmos sem engano
Que qualquer mote traiçoeiro
Serve de lema ao tirano.

A mesma fábula, vista pelos olhos dos meninos do Jardim de Infância de Pinheiro de Lafões: