Espaço de apoio à promoção da leitura e da escrita criativa nas Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Semana da Leitura em Souto de Lafões

Olá amiguinhos,

Na semana de 19 a 23 de março inventámos uma banda desenhada na nossa Escola/J.I.. A leitura foi a nossa personagem principal. Contámos com a ajuda de pais e avós para nos ajudarem a preencher as pranchas, as tiras e as vinhetas. Preenchemo-las com belas histórias, contadas em prosa ou poesia, com rimas ou sem rimas, mas todas elas fartas em aventuras. Não nos esquecemos do teatro… bem, foi ele mesmo que veio até nós… e quão eloquente veio ele na pele da Ovelha Mimi!


Daquilo que gostamos partilhamos e, por isso, deixamo-vos aqui, em fotografia, apenas alguns dos bons momentos vividos aquando a realização dessa nossa mágica banda desenhada, que foi a III Semana da Leitura da E.B.1/J.I. de Souto de Lafões.

Beijinhos

Os alunos da E.B.1/J.I. de Souto de Lafões


P.S. Não se esqueçam, LEIAM MUITO!

sábado, 28 de abril de 2012

Reconto “O espelho ou o retrato vivo”, de Sophia de Mello Breyner Andresen


Há muitos anos, numa aldeia do Japão, vivia uma família constituída por um marido, uma mulher e uma filha. Eles viviam felizes numa casa com um jardim, duas varandas, esteiras no chão e biombos a dividir os quartos.

O marido era negociante de chá e por isso teve de ir a Kioto. Demorou vários meses mas quando chegou trouxe presentes, um deles muito especial que ofereceu à sua mulher. Era um espelho, objeto nunca visto naquela aldeia, nem a mulher conhecia. Ao ver a sua beleza refletida, a mulher, tornou-se vaidosa, orgulhosa e fútil. Decidiu, então esconder o espelho pelo mal que este lhe estava a provocar.

Os anos foram passando e a mulher adoeceu. Antes de morrer ofereceu o espelho à sua filha já com quinze anos. Avisou-a que, para aquele objeto, poderia sorrir e conversar com ela sempre que quisesse porque ali estava o seu retrato vivo refletido.

Após a morte da mulher, todos os dias, depois da hora do recolhimento, a menina sorria, falava e via a sua mãe. Ou seja, via-se a si e às parecenças que tinha com ela.

O pai, ao saber disto, ficou contente pelo amor, obediência e piedade filial entre uma mãe e uma filha.




Texto e ilustrações dos alunos da EB1 de Varzielas

A Semana da Leitura em Varzielas


A Semana da Leitura, em Varzielas, começou com uma dramatização e leitura do conto “O espelho ou retrato vivo” de Sophia de Mello Breyner Andresen, apresentada pelos alunos do 1º Ciclo às crianças do Jardim de Infância.



As crianças do Jardim de Infância foram à EB1 mostrar que também conheciam e sabiam rimas. Esta atividade desenvolvida pela educadora permitiu uma leitura interativa do livro “Rimas” entre os dois níveis de ensino.



Durante a semana foram tendo a presença de alguns pais e dos professores das AECs, ouviram-se lendas de tradição oral, histórias de encantar e contos tradicionais…todos levaram um marcador de livros como recordação, feitos pelos alunos do 1º Ciclo.






A semana terminou com várias atividade onde se notava o interesse e participação ativa de todos. As crianças do Jardim fizeram um bolo para ser saboreado durante a hora “Comer com os livros”. Também se jogou o jogo “Quem conta um conto acrescenta um ponto”. O professor Adílio, de desporto, brindou a todos com uma nova versão de “Os três porquinhos”. A professora Helena encerrou a semana com a leitura do conto “A árvore” de Sophia de M. B. Andresen seguindo-se um debate cujo tema principal foi os valores.





quinta-feira, 19 de abril de 2012

Grandes Autores: Mia Couto


Um pouco de África na nossa escola…. com Mia Couto.
Os alunos do 2º ciclo tiveram oportunidade de contactar com a biografia e obra de Mia Couto.
Para o efeito a Biblioteca sala G1 promoveu uma exposição de artesanato moçambicano, com visitas guiadas.               
Neste âmbito, os alunos foram convidados a assistir a uma apresentação e a ler coletivamente a história “O gato e o escuro”, expressando as suas opiniões e ideias. Para consolidar as aprendizagens efetuadas os alunos participaram ativamente na leitura e interpretação de “brincriações” e no bibliopaper – "À descoberta de Mia Couto.